Mundo

Xi Jinping congratula Merz e defende a globalização conjunta

há 3 dias

O Presidente da China, Xi Jinping, cumprimentou Friedrich Merz pela sua eleição como chanceler da Alemanha, enfatizando a importância de uma globalização económica inclusiva entre os dois países.

Xi Jinping congratula Merz e defende a globalização conjunta

O Presidente chinês, Xi Jinping, enviou hoje uma mensagem de congratulação a Friedrich Merz pela sua eleição como chanceler da Alemanha, destacando a necessidade de que China e Alemanha "trabalhem juntas para promover uma globalização económica que seja inclusiva". Este apelo surge num contexto de tensões comerciais que afetam a economia global.

Na comunicação feita pela diplomacia chinesa, Xi enfatizou que é crucial que ambos os países "defendam a equidade e a justiça" e que se esforcem por reforçar os intercâmbios, colaborando para superar os desafios que enfrentam como as segunda e terceira maiores economias do mundo.

Aludindo indiretamente à recente guerra comercial iniciada pelo ex-Presidente norte-americano, Donald Trump, o líder chinês observou que o mundo atravessa um período turbulento, caracterizado por tendências de unilateralismo e protecionismo. No entanto, ele afirmou que "a paz, o desenvolvimento, a cooperação e os benefícios mútuos permanecem o caminho a seguir para a humanidade".

Xi Jinping mostrou-se disposto a colaborar com Merz para fortalecer a confiança política bilateral, aprofundar os intercâmbios e direcionar a cooperação China-Europa para um futuro mais próspero, promovendo a paz e a estabilidade globais.

O comunista chinês considera que a China e a Alemanha "são bons parceiros que avançam lado a lado e que conseguem resultados benéficos para ambas as partes".

Após ter tido uma primeira tentativa fracassada na eleição, Merz foi finalmente eleito chanceler na terça-feira, obtendo 325 votos a favor, 289 contra, uma abstenção e três votos nulos. Este insucesso inicial representou uma crise política sem precedentes para os partidos conservadores e sociais-democratas da Alemanha, antes mesmo de tomarem o governo.

Tags:
#Globalização #CooperaçãoInternacional #FriedrichMerz