Umaro Sissoco Embaló inicia a 6 de maio uma viagem oficial à Bielorrússia, Rússia e ao Japão, onde marcará presença na Expo 2025, que celebra os laços culturais da Guiné-Bissau.
O presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, inicia hoje uma série de visitas oficiais que o levarão a Minsk, a capital da Bielorrússia, onde permanecerá entre terça e quarta-feira da próxima semana.
No dia 9, Embaló viajará para Moscovo, onde assistirá às celebrações do Dia da Vitória, um evento relevante no calendário russo.
O ponto alto da sua viagem será em Osaka, Japão, no dia 10 de maio, para participar nas festividades do dia da Guiné-Bissau na Expo 2025, cujo tema é "Projetar a Sociedade do Futuro para as Nossas Vidas".
A mascote nacional escolhida para representar o país será a máscara Kabaro, ícone cultural da etnia Bijagó, que ainda preserva tradições ancestrais da Guiné-Bissau.
A comissária guineense para a Expo, Carlota Sanca, apresentou em abril as metas e a composição da delegação que participará no evento, que se estenderá até outubro. O pavilhão do país terá música, artesanato local e exibições de documentários sobre a Guiné-Bissau.
O objetivo da presença da Guiné-Bissau na Expo é promover investimentos e atrair turistas japoneses, conforme adiantou Carlota Sanca.