Desporto

Violência em Bruxelas: 12 detidos após tumultos ligados ao futebol

há 2 horas

Novos distúrbios em Bruxelas resultam em 12 detenções, um dia após conflitos entre adeptos do FC Bruges na final da Taça da Bélgica, com a polícia a utilizar gás lacrimogéneo para controlar a situação.

Violência em Bruxelas: 12 detidos após tumultos ligados ao futebol

Noite agitada em Bruxelas levou à detenção de 12 indivíduos pela polícia belga, após uma série de incidentes violentos relacionados com o futebol. Os confrontos sucederam a uma manifestação que ocorreu na Porte de Hal e na Place de la Bourse, onde cerca de 500 pessoas, incluindo 100 jovens, protestaram contra as ações de adeptos do FC Bruges que assistiram à final da Taça da Bélgica no dia anterior.

A protesto, agendado para as 19:00, culminou na formação de um cortejo que seguiu do Boulevard Anspach em direção à Gare du Midi. A porta-voz da polícia, Ilse Van de Keere, afirmou que, à medida que a manifestação progredia, vários grupos jovens começaram a agir de forma provocatória, levando as autoridades a intervir com gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes.

De acordo com as forças de segurança, a situação foi controlada com as 12 detenções administrativas. Inicialmente, foi avançado que poderiam ter ocorrido até 20 detenções e que veículos foram incendiados. Este episódio de violência sucede a uma onda de tumultos em Bruxelas, no qual 63 pessoas foram detidas após a final da Taça da Bélgica, na qual o FC Bruges venceu o Anderlecht por 2-1.

A violência teve início na tarde de domingo e culminou em confrontos que deixaram 80 pessoas a necessitar de assistência médica, com nove a serem encaminhadas a centros de saúde. O presidente da Câmara de Anderlecht, Fabrice Cumps, informou que um adepto do Club Brugge foi atingido a tiro na perna nas imediações da Gare du Midi.

Tags:
#BruxelasEmAlerta #ViolênciaNoFutebol #AdeptosEmConflito