Vaga de calor na Grécia atinge os 46ºC e deve persistir até segunda-feira
A Grécia enfrenta uma intensa onda de calor, com temperaturas a atingir os 46ºC. A situação deve manter-se até segunda-feira, levando a medidas extraordinárias em locais turísticos.

A Grécia encontra-se sob uma onda de calor extrema, com os termómetros a dispararem até 46 graus centígrados (ºC). De acordo com os serviços meteorológicos do país, a canícula deverá prolongar-se até segunda-feira, criando condições insuportáveis para a população.
O valor mais elevado de temperatura foi reportado em Skala, na península do Peloponeso, onde se registou uma impressionante marca de 45,8ºC. Em Atenas e no porto do Pireu, as temperaturas atingiram os 42ºC, logo a meio do dia.
Em resposta a esta vaga de calor atípica, as autoridades gregas decidiram manter encerrada a Acrópole, em Atenas, para os turistas entre as 12 e as 17 horas, uma decisão que foi implementada desde terça-feira e que é considerada sem precedentes pela sua extensão.
As áreas mais afetadas, como a capital, partes do Peloponeso e o sul de uma ilha próxima, foram colocadas em estado de alerta máximo devido ao elevado risco de incêndios florestais. Neste contexto, um incêndio significativo está a ocorrer na região de Kilkis, no nordeste do país, levando à evacuação de residências e negócios nas proximidades.
A onda de calor não só ameaça a saúde pública, como também está a exercer uma enorme pressão sobre a rede elétrica, devido ao aumento acentuado da utilização de sistemas de ar condicionado.
Em 2023, a Grécia já tinha registado a sua onda de calor mais duradoura, que se estendeu por duas semanas, com temperaturas a superar os 46ºC, tornando-se assim no verão mais quente da sua história.