Mahmoud Ali Youssouf, presidente da Comissão da União Africana, enfatizou a necessidade de uma maior cooperação global para combater a violência no Sudão e melhorar a situação na Somália.
Na 34.ª cimeira da Liga Árabe, que decorreu hoje em Bagdade, o presidente da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf, sublinhou a urgência de fortalecer a colaboração regional e internacional para abordar os conflitos em curso no Sudão e na Líbia. Youssouf destacou também a importância de se promover melhorias nas condições de vida na Somália.
Durante a sua intervenção, Youssouf apelou a mais ajuda internacional que possa travar a deterioração das condições humanitárias no Sudão, que enfrenta uma guerra civil há mais de dois anos. Ele expressou a necessidade de ação imediata para pôr fim à brutalidade e assegurar o acesso à assistência humanitária, bem como apoiar um cessar-fogo duradouro.
Após encontros com o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, e com o líder das Nações Unidas, António Guterres, Youssouf alertou para a grave situação no Sudão, onde o conflito já causou dezenas de milhares de mortes e forçou mais de 12,5 milhões de pessoas a abandonar as suas casas, resultando na pior crise humanitária global.