Três cidadãos chineses foram detidos nas ilhas Amami por tentativa de contrabando de caranguejos eremitas, considerados uma espécie protegida.
Três homens de nacionalidade chinesa, com idades entre os 24 e os 27 anos, foram apanhados no Japão a tentar contrabandear caranguejos eremitas. As autoridades descobriram que estes indivíduos transportavam mais de 150 quilogramas de crustáceos em malas de viagem.
Segundo informações avançadas pela BBC, em colaboração com a imprensa local, a detenção aconteceu nas ilhas Amami, uma região onde os caranguejos eremitas estão sob proteção legal. O alerta foi dado por funcionários de um hotel que notaram ruídos estranhos provenientes das malas dos hóspedes.
Após a intervenção da polícia, foram encontrados «milhares» de caranguejos, pesando cerca de 95 quilogramas. Um dos homens tinha ainda mais 65 quilogramas em três malas adicionais.
Um porta-voz da polícia informou que a investigação continua, com o intuito de determinar se os suspeitos pretendiam vender, manter como animais de estimação ou consumir os crustáceos. «Estamos a considerar todas as possibilidades», acrescentou.
Os caranguejos eremitas são frequentemente avistados nas praias da popular ilha turística e podem ser vendidos por valores que atingem os 20.000 ienes, aproximadamente 120 euros.