Economia

Taxas Euribor em movimento: subida a três e seis meses, descida a doze

As taxas Euribor apresentaram variações hoje, com subidas em três e seis meses, enquanto a de doze meses teve uma ligeira descida. Confira os detalhes dos valores mais recentes.

13/08/2025 10:30
Taxas Euribor em movimento: subida a três e seis meses, descida a doze

A taxa Euribor registou alterações significativas nesta terça-feira. A taxa a três meses subiu para 2,036%, um incremento de 0,007 pontos em relação à última fixação, e manteve-se acima dos 2% pela quinta sessão consecutiva. Por outro lado, a taxa a seis meses, que se tornou a preferencial em Portugal para os créditos à habitação com taxa variável em janeiro de 2024, fixou-se hoje em 2,100%, subindo 0,002 pontos desde a última atualização.

Contrapõe-se a estas subidas a descida da taxa a doze meses, que agora se encontra em 2,136%, uma redução de 0,006 pontos face a terça-feira passada.

De acordo com o Banco de Portugal (BdP), a taxa a seis meses representava, em junho, 37,74% do total dos empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável. As taxas a 12 e a três meses tinham pesos de 32,28% e 25,58%, respetivamente.

No âmbito da política monetária europeia, o Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas diretoras na sua última reunião a 24 de julho, após um ciclo de oito reduções. Especialistas dividem-se em expectativas, enquanto alguns preveem a manutenção das taxas até ao final do ano, outros falam na possibilidade de um corte de 25 pontos base já em setembro.

A próxima reunião do BCE está agendada para os dias 10 e 11 de setembro em Frankfurt, onde serão avaliadas as condições económicas que influenciam a decisão sobre as taxas.

Em julho, as médias mensais das taxas Euribor inverteram a tendência dos meses anteriores, com uma ligeira subida nas taxas a três e seis meses, enquanto a doze meses registou uma leve descida.

No mês de julho, a média da Euribor a três meses subiu para 1,986%, enquanto a a seis meses aumentou para 2,055%. A taxa a doze meses, que se manteve inalterada em junho, desceu para 2,079% em julho.

As taxas Euribor são determinadas pela média das taxas a que um grupo de 19 bancos na zona euro empresta dinheiro entre si no mercado interbancário.

#Euribor #TaxasDeJuro #CréditoHabitação