Mundo

Suíça admite falhanço nas negociações comerciais com os EUA

A presidente suíça revelou que as conversações com Donald Trump não resultaram em acordo para a redução de tarifas, antes do termo da "trégua" de 90 dias.

há 22 horas
Suíça admite falhanço nas negociações comerciais com os EUA

A presidente da Suíça, Karin Keller Sutter, anunciou hoje que a última conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não produziu os resultados desejados em relação às negociações comerciais, a poucas horas do fim da "trégua" tarifária de 90 dias.

"O défice comercial continua a ser uma preocupação central para ele. Assim, não conseguimos chegar a um acordo, mesmo tendo em conta a declaração de intenções previamente assinada entre a Suíça e os EUA", referiu Sutter nas redes sociais.

Ainda não está claro se este desenlace negocial, que teve início em maio em Genebra, resultará na continuidade da tarifa de 10% atualmente imposta às exportações durante a "trégua", ou se, pelo contrário, teremos um aumento para os 31% a que Trump se referiu ao divulgar uma lista de tarifas destinadas à maioria dos parceiros comerciais dos EUA.

O presidente norte-americano estabeleceu o dia 1 de agosto como o início da aplicação das novas tarifas e notificou diversos países através de correspondência, após ter estendido a trégua anunciada em abril.

A Casa Branca confirmou que as novas tarifas afetarão as importações de uma vasta gama de países a partir da próxima sexta-feira, às 00h01 ET (5h01 em Portugal Continental).

Entretanto, os países e blocos com os quais foram alcançados acordos comerciais recentemente, como a União Europeia e a Coreia do Sul, ficarão isentos das novas tarifas. Esta isenção deverá também ser aplicada à China e ao México, dado que foi acordada uma prorrogação da "trégua" com estas nações.

#NegociaçõesFalhadas #TarifasComerciais #EUAeSuíça