Mundo

Stephen Miran indicado para o conselho da Reserva Federal dos EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a nomeação de Stephen Miran para o conselho da Fed, sucedendo a Adriana Kugler, que renuncia ao cargo na sexta-feira.

07/08/2025 21:45
Stephen Miran indicado para o conselho da Reserva Federal dos EUA

Stephen Miran, conselheiro económico de Donald Trump e presidente do Conselho de Assessores Económicos da Casa Branca, foi indicado para um lugar no conselho de governadores da Reserva Federal (Fed). Esta nomeação surge na sequência da saída inesperada de Adriana Kugler, uma governadora nomeada pelo anterior presidente, Joe Biden, que deixará o cargo na sexta-feira.

Se o Senado der luz verde à sua nomeação, Miran terá um mandato temporário de quatro meses, até 31 de janeiro de 2026, durante o qual decorrerá a seleção de um novo candidato para um cargo a tempo inteiro.

A Fed, que opera como um regulador federal independente, encontra-se envolta em tensões políticas, uma vez que Trump tem frequentemente criticado Jerome Powell, o atual presidente da Fed, por manter as taxas de juro de curto prazo inalteradas.

Miran tem sido um fervoroso defensor das políticas de cortes de impostos e aumentos de tarifas promovidas por Trump, alegando que estas medidas proporcionarão um crescimento económico capaz de reduzir os défices orçamentais. Além disso, mitiga as preocupações sobre uma possível inflação mais elevada decorrente das tarifas, um tema de grande relevância para Powell.

#EconomiaEUA #PolíticaFinanceira #StephenMiran