Economia

SATA busca indemnização após interrupção de voos por greve do IPMA

A SATA Air Açores prepara uma ação judicial em resposta aos cancelamentos de voos causados pela greve dos trabalhadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, afetando cerca de 3.000 passageiros.

há 10 horas
SATA busca indemnização após interrupção de voos por greve do IPMA

A SATA Air Açores anunciou que irá avançar com um processo judicial para reivindicar compensações pelos danos financeiros resultantes da greve que afetou os serviços do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na passada sexta-feira.

De acordo com a companhia aérea, a paralisação levou ao cancelamento de 42 voos, afetando aproximadamente 3.000 pessoas que dependem das ligações aéreas entre as ilhas dos Açores.

A administração da SATA expressou sua insatisfação, afirmando que as obrigações de serviço mínimo não foram cumpridas e que essa situação prejudicou significativamente a mobilidade dos açorianos.

"O acesso a cuidados de saúde e outros serviços essenciais foi dificultado pela falta de informação oportuna acerca do não cumprimento dos serviços mínimos, apesar de a presidência do IPMA ter garantido que estariam assegurados", afirmou a companhia em comunicado.

A SATA sublinhou ainda que esta interrupção foi particularmente prejudicial pois impediu a implementação de medidas preventivas, devidas à falta de aviso prévio por parte do IPMA.

Em resposta a esta situação, a SATA Air Açores está a mobilizar recursos para retomar a normalidade das operações, com voos extraordinários programados para minimizar o impacto nos passageiros ainda ontem.

#GreveIPMA #SATAIndemnização #AçoresEmMovimento