O Patriarca de Lisboa, Rui Valério, exalta a nova liderança do Papa Leão XIV, convocando celebrações de ação de graças em todas as paróquias.
O patriarca de Lisboa, Rui Valério, expressou hoje a sua satisfação pela eleição do cardeal Robert Francis Prevost como o novo Papa, que optou pelo nome de Leão XIV. Valério destacou que "Leão XIV é precisamente o líder que a Igreja e o mundo necessitam neste momento crítico".
“A eleição é um momento pleno de significado, que reitera a nossa ligação à Igreja, sempre guiada por aqueles que Deus escolhe para nos guiar rumo à eternidade”, afirmou o Patriarca numa mensagem pública divulgada no final da tarde.
Rui Valério sublinhou que a atitude do Patriarcado de Lisboa deve ser uma profunda ação de graças a Deus pelo presente desta nova liderança. Assim, convida os fiéis a juntarem-se à celebração de uma missa de agradecimento, marcada para sexta-feira, 9 de maio, às 21:30, na Sé de Lisboa.
"Solicito também que, em todas as paróquias, se realizem Missas com ações de graça. Seria oportuno que os sinos das igrejas soassem em celebração", acrescentou, manifestando a sua "solidariedade, tanto espiritual quanto emocional, com o Papa Leão XIV".
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito Papa no segundo dia do conclave que se seguiu ao falecimento do Papa Francisco, a 21 de abril. Desde 12 de abril de 2023, Prevost exercia funções como Prefeito do Dicastério para os Bispos.
Considerado um papa progressista e reformista, Prevost foi criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 30 de setembro de 2023. Natural de Chicago, nos Estados Unidos, possui ascendência espanhola e é cidadão peruano, além de ser membro da Ordem de Santo Agostinho.