País

PSP intensifica medidas de segurança durante apagão

há 10 horas

Com a falta de energia a afetar diversos serviços, a PSP reforça a vigilância noturna em Lisboa, Porto e outras zonas, mobilizando recursos e alternativas para garantir a segurança.

PSP intensifica medidas de segurança durante apagão

A situação de emergência provocada pelo apagão generalizado levou a PSP a reforçar a sua presença durante a noite nas áreas mais afetadas, nomeadamente nas regiões metropolitanas de Lisboa e Porto. A ausência de iluminação pública e o facto dos sistemas de alarmes estarem inoperantes exigiram uma resposta imediata das forças de segurança.

Segundo fontes policiais, a intensificação do policiamento aconteceu de forma a mitigar riscos e garantir a ordem, especialmente durante a noite. Os congestionamentos registados no fim da tarde nas principais vias de entrada e saída de Lisboa – incluindo as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, assim como as autoestradas A1, A8, A5 e IC19 – obrigaram a intervenção das autoridades, que confirmaram ter conseguido normalizar o trânsito por volta das 19:45.

Adicionalmente, a falta de eletricidade provocou longas filas para os autocarros na capital, dado que o serviço de Metropolitano se encontrava inativo e a CP encontrava-se em greve. Ainda nesta fase, a PSP procedeu ao encerramento temporário do Metropolitano de Lisboa, efetuando a remoção ordenada de utilizadores sem que houvesse qualquer incidente.

Em comunicado oficial, a PSP referiu que, graças ao apoio de fontes alternativas de energia, todos os serviços essenciais da polícia continuam a operar com normalidade. Ao longo do dia, a entidade colaborou com os condutores, face à paralisação dos semáforos em consequência da falha no abastecimento elétrico.

A REN (Redes Energéticas Nacionais) confirmou a ocorrência de um corte generalizado no fornecimento de eletricidade em toda a Península Ibérica, indicando que estão em curso planos de restabelecimento por fases. O apagão começou às 11:30 em Lisboa e manteve-se em vigor até, pelo menos, as 20:00.

Tags:
#Apagão #SegurançaNocturna #EmergênciaPolicial