Protesto contra uso de IA para verificação de idade no YouTube
Mais de 90.000 pessoas assinaram uma petição pedindo ao YouTube para abandonar a sua nova funcionalidade que estima a idade dos utilizadores através de Inteligência Artificial.

No final de julho, o YouTube anunciou que estava a testar uma nova funcionalidade de Inteligência Artificial nos Estados Unidos, com o intuito de verificar a idade dos seus utilizadores. Esta tecnologia baseia-se na análise de diversos sinais, como os vídeos pesquisados e a categoria destes, bem como a antiguidade da conta.
A plataforma afirma que esta iniciativa visa garantir "experiências e proteções mais adequadas para cada faixa etária". Contudo, a reação do público tem sido negativa, levando à criação de uma petição que já reuniu mais de 90.000 assinaturas. Os signatários expressam preocupações sobre potenciais violações de privacidade, temendo que a análise do seu comportamento na plataforma seja utilizada para estimar a sua idade.
Os criadores da petição, que pode ser encontrada na plataforma Change.org, alertam que a pesquisa minuciosa do "histórico de visualizações e comportamentos" pode resultar em uma vigilância excessiva que compromete a privacidade e autonomia dos utilizadores.
Ao ser identificado como adolescente, um utilizador terá automaticamente aplicadas várias medidas de segurança, que incluem a desativação da publicidade personalizada, a ativação de ferramentas de bem-estar digital e a implementação de restrições nas recomendações de vídeos.
Adicionalmente, o YouTube informou que, caso o sistema cometa um erro e classifique um utilizador como tendo menos de 18 anos, este poderá confirmar a sua idade através de um cartão de crédito ou um documento de identificação oficial.