Portugal enfrenta os EUA em duelos amistosos de futebol feminino
A seleção feminina de futebol de Portugal vai jogar contra as potências dos EUA nos dias 23 e 26 de outubro, em encontros em Chester e East Hartford, segundo anunciaram as federações.

A seleção nacional feminina de futebol de Portugal vai enfrentar os Estados Unidos, conhecidos por serem os detentores de múltiplos títulos mundiais e campeões olímpicos, em dois jogos amistosos agendados para os dias 23 e 26 de outubro. Os encontros terão lugar, respetivamente, no Subaru Park, em Chester, na Pensilvânia, e no Estádio Rentschler Field, em East Hartford, Connecticut. Estas partidas fazem parte da janela internacional de compromissos de seleções deste mês.
Emma Hayes, selecionadora da equipa norte-americana, comentou: "Portugal está a evoluir como seleção e virá com enorme motivação. Estes jogos servirão também como uma oportunidade para continuar a nossa própria evolução."
Após estes dois encontros, as campeãs olímpicas dos EUA planeiam um terceiro amistoso contra um adversário ainda por designar, marcado para 29 de outubro, no recém-inaugurado Estádio CPKC, em Kansas City, Missouri, o primeiro construído exclusivamente para o futebol feminino no país.
Esses jogos marcarão o reencontro entre as duas seleções desde o Campeonato do Mundo de 2023. Nessa competição, Portugal conquistou um valioso empate contra os EUA, terminando a partida em Auckland, Nova Zelândia, a zero (0-0), um resultado que permitiu às atuais líderes do ranking mundial avançar para os oitavos de final, enquanto Portugal foi eliminado na sua estreia em competições dessa magnitude.
Antes deste último confronto, Portugal, que ocupa a 22.ª posição no ranking da FIFA, havia perdido os dez encontros anteriores contra os EUA, somando um saldo negativo de 0-39 em golos. Os Estados Unidos são quatro vezes campeões mundiais (1991, 1999, 2015 e 2019) e cinco vezes campeões olímpicos (1996, 2004, 2008, 2012 e 2024).
A equipa orientada por Francisco Neto retorna ao campo após uma terceira eliminação consecutiva na fase de grupos do Europeu, cuja 14.ª edição decorreu de 02 de julho até o último domingo na Suíça, onde a Inglaterra revalidou o título ao vencer a campeã mundial Espanha através de penáltis (3-1) após um empate de 1-1 no tempo regulamentar e no prolongamento.