Economia

Novo programa de apoio para troca de eletrodomésticos ineficientes será apresentado hoje

Esta terça-feira, o novo programa governamental focará na troca de fogões, fornos e esquentadores a gás por opções elétricas. A ministra do Ambiente dará mais detalhes.

há 6 horas
Novo programa de apoio para troca de eletrodomésticos ineficientes será apresentado hoje

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, irá revelar hoje, às 12h00, no Ministério do Ambiente e Energia em Lisboa, os pormenores sobre os programas E-LAR e Bairros + Sustentáveis. Esta iniciativa conta com um financiamento de 100 milhões de euros, destinado a tornar as habitações mais eficientes e combater a pobreza energética.

De acordo com a DECO PROTeste, o programa tem como objetivo central a substituição de fornos, fogões e esquentadores que não sejam eficientes ou que funcionem a gás, priorizando a instalação de aparelhos elétricos de classe A ou superior. A proposta será acessível a todos os consumidores, o que representa uma oportunidade significativa na transição energética.

O E-LAR, já aprovado pela Comissão Europeia, visa apoiar a atualização de eletrodomésticos, promovendo a eficiência energética. O orçamento disponível de 100 milhões de euros destina-se à compra de equipamentos que sejam mais sustentáveis.

No evento, será também divulgado o valor do apoio disponível para a troca dos eletrodomésticos, bem como as regras para a sua aquisição, financiamento e instalação. Embora não se conheçam ainda todos os detalhes, espera-se que os consumidores possam adquirir os novos equipamentos numa rede de comerciantes aderentes, que oferecerão os fogões, fornos e esquentadores já com um desconto.

Adicionalmente, o programa poderá contar com parcerias para a recolha dos aparelhos antigos, assegurando que sejam encaminhados para entidades responsáveis pela gestão de resíduos.

O governo ainda não especificou o método de acesso a este apoio, mas é provável que os candidatos necessitem apresentar vários documentos, como faturas que comprovem a elegibilidade para a tarifa social de energia, identificação pessoal, Número de Identificação Fiscal (NIF) e provas de residência em bairros que sejam elegíveis para o programa.

#EnergiaSustentavel #ApoioEficiencia #TransicaoEnergetica