Após reunião ministerial, Luís Montenegro pediu calma e o consumo consciente, com otimismo na reativação do fornecimento elétrico ainda hoje.
Após uma reunião do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro Luís Montenegro apelou aos portugueses para manterem a calma e evitarem o consumo supérfluo, enfatizando que restaurar o acesso à energia elétrica é a prioridade máxima.
Montenegro sublinhou a necessidade de focar nos recursos essenciais para resolver a situação e mencionou que, através da ativação das barragens de Castelo de Bode e Tapada do Outeiro, espera-se que o sistema elétrico nacional seja restabelecido nas próximas horas. “Não é sensato acelerar consumos desnecessários em momentos de urgência”, alertou.
Relativamente às origens do problema, o primeiro-ministro preferiu não entrar em pormenores, destacando que o mais importante é responder às necessidades primárias dos cidadãos. Informou ainda que a célula de crise do Sistema de Segurança Interna se encontra em ação e que os Serviços de Informação estão a recolher todos os dados pertinentes ao incidente.