Desporto

Moçambique Celebra o Bicampeonato do Sporting com Geny Catamo em Destaque

há 4 horas

Sportinguistas em Maputo vibraram com o bicampeonato do Sporting em Portugal, onde Geny Catamo foi celebrado, destacando-se o agradecimento do ex-jogador Paíto.

Moçambique Celebra o Bicampeonato do Sporting com Geny Catamo em Destaque

Os sportinguistas, tanto de Portugal como de Moçambique, uniram-se hoje em Maputo para comemorar o bicampeonato do Sporting, conquistado na temporada de 2025. O antigo defesa moçambicano Paíto, que jogou pela seleção e pelo clube lisboeta, expressou a sua gratidão a Geny Catamo, uma das estrelas do momento.

“Obrigado, Geny, por representares os moçambicanos”, afirmou Paíto à Lusa durante as festividades, aproveitando o entusiasmo dos adeptos que se juntaram em restaurantes da capital moçambicana para assistir ao jogo decisivo contra o Vitória de Guimarães, que terminou com um triunfo de 2-0 para o Sporting.

A substituição de Geny, ainda antes do apito final, foi aplaudida calorosamente por todos os presentes, que ficaram emocionados com a vitória. “Queria que ele ficasse no Sporting até ao final da carreira. O Geny teve uma época extraordinária e merece este sucesso”, referiu Paíto, agora com 42 anos e a trabalhar na Federação Moçambicana de Futebol, onde conhece bem o avançado.

Antes de se juntar à festa, Paíto explicou a razão do triunfo: “Desde a primeira jornada, o Sporting mostrou ser o justo vencedor do campeonato. Estamos todos de parabéns”.

As celebrações nas ruas de Maputo foram mais tranquilas, mas o clima eletrizante dentro dos restaurantes foi palpável. Mariana Pimenta e Maria Ornelas, ambas em trabalho temporário na cidade, não escondiam a alegria ao experimentar pela primeira vez a euforia de celebrar um título fora de Portugal. “É uma alegria enorme”, disse Mariana, peça chave da festa com o seu cachecol sportinguista. “Este é o meu primeiro bicampeonato, é algo muito especial. Só faltou um golo do Geny para ser perfeito.”

Maria partilhou também a sua satisfação. “No ano passado festejei em Lisboa, mas estar a festejar em Maputo tem um sabor especial, especialmente com amigos moçambicanos, alguns até do Benfica.” Ela sublinhou a importância da união dos adeptos: “É maravilhoso ver tantos sportinguistas a conviverem nesta festa.”

Tags:
#SportingBicampeão #FestaSportinguista #GenyCatamo