O Presidente de Timor-Leste parabeniza Friedrich Merz, sublinhando a importância de uma liderança forte em tempos desafiantes.
O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, enviou hoje uma mensagem de congratulação a Friedrich Merz pela sua recente eleição como Chanceler da Alemanha. No seu discurso, Ramos-Horta destacou que os desafios atuais exigem líderes que sejam firmes e que se dediquem aos princípios fundamentais da democracia, da paz e da justiça social.
Na carta, Ramos-Horta elogiou a vitória de Merz como um sinal da confiança que os cidadãos alemães depositam em sua visão e habilidade de conduzir o país durante um período particularmente difícil tanto para a Alemanha como para o resto do mundo. "A sua liderança será crucial para que a Alemanha mantenha um papel central no fortalecimento da estabilidade na União Europeia e na ordem internacional", afirmou.
Friedrich Merz, líder da União Democrata-Cristã (CDU), foi eleito na terça-feira passada em segunda votação pelo Bundestag, conseguindo 325 votos, superando a maioria necessária de 316. Este nascimento de um novo governo decorre de um acordo de coligação com os sociais-democratas do SPD, que junto com a CDU/CSU dispõe de 328 cadeiras no parlamento.