O atleta português João Vieira estabeleceu um novo recorde nacional de 35 km marcha, com o tempo de 2:31.41 horas, durante o Europeu por equipas na República Checa, que também assistiu a um recorde mundial.
Na competição realizada em Podebrady, João Vieira, um experiente atleta de 49 anos, conseguiu um feito notável ao melhorar o seu próprio recorde nacional dos 35 quilómetros marcha, agora fixado em 2:31.41 horas. Esta nova marca representa uma melhoria de 1 minuto e 42 segundos em relação ao tempo que já havia estabelecido em 2022. Vieira terminou a prova na 17.ª posição, numa competição marcada pela impressionante performance do italiano Massimo Stano, que se tornou o novo recordista mundial com um tempo de 2:20.43.
João Vieira, que já alcançou a quinta posição nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mantém-se como um dos melhores marchadores do país, detendo também o recorde nacional nas distâncias de 10, 20 e 50 quilómetros. Em 2019, obteve a medalha de prata nos Mundiais de Doha na categoria de 50 quilómetros marcha.
Massimo Stano, campeão mundial da categoria e que superou a anterior marca do canadiano Evan Dunfee por quase 57 segundos, não foi o único a brilhar nesta competição. O pódio também viu recordes nacionais estabelecidos, com o alemão Christopher Linque a alcançar 2:23.21 e o espanhol Miguel Angel Lopez a cronometrar 2:23.48.
No setor feminino, Inês Mendes alcançou um excelente 9.º lugar, estabelecendo um novo recorde pessoal de 2:56.41 horas, tornando-se a segunda melhor portuguesa de sempre, apenas atrás de Inês Henriques. A vitória na categoria feminina foi conquistada por María Pérez, que com o tempo de 2:38.59, registou a nona melhor marca mundial de sempre e a melhor desta temporada.
Entre as atletas sub-20, destacaram-se o 11.º lugar de Isa Ferreira e o 22.º de Isabel Luís, ambas com marcas que permitem a qualificação para os Europeus sub-20. Portugal terminou o Europeu por equipas na quinta posição, numa competição que conta com nove seleções, ficando a aguardar as provas de 20 e 10 quilómetros masculinos sub-20 para o apuramento final.