Mundo

Japão solicita aplicação célere de acordo comercial com os Estados Unidos

O Japão fará um apelo aos EUA para a implementação rápida do acordo comercial que prevê a redução de tarifas sobre automóveis e componentes.

01/08/2025 06:30
Japão solicita aplicação célere de acordo comercial com os Estados Unidos

O Governo japonês anunciou que irá solicitar aos Estados Unidos uma implementação célere do recém-assinado acordo comercial bilateral. "Estamos comprometidos com a pronta e eficaz aplicação deste entendimento por ambas as nações", declarou o porta-voz, Yoshimasa Hayashi, durante uma conferência de imprensa.

A declaração surge na sequência de uma decisão do Presidente norte-americano, Donald Trump, que na quinta-feira assinou uma ordem executiva, impondo tarifas de 15% ao Japão, as quais entrarão em vigor a partir de 7 de agosto.

Curiosamente, o acordo deixou de fora as tarifas sobre o setor automóvel, embora a previsão inicial indicasse que esta medida também iria manter-se nos 15%.

Em termos de comércio, o Japão foi o quinto maior parceiro comercial dos Estados Unidos em 2024, contribuindo com 4,3% do volume total de comércio, com importações superiores a 148 mil milhões de dólares (cerca de 130 mil milhões de euros), conforme dados oficiais.

Conforme as análises do Nomura Research Institute, a imposição de direitos aduaneiros de 15% e a expectativa de tarifas semelhantes sobre motores pode levar a uma redução estimada de 0,55% no PIB japonês num ano. Se as tarifas fossem elevadas para 25%, a contração do PIB poderia atingir 0,85%.

#ComercioGlobal #EconomiaJaponesa #TarifasEUA