Mundo

Israel implanta forças no sul da Síria para salvaguardar a comunidade drusa

há 13 horas

O exército israelita anunciou a sua presença no sul da Síria para proteger aldeias drusas após sucessivas agressões sectárias na região.

Israel implanta forças no sul da Síria para salvaguardar a comunidade drusa

Hoje, o exército de Israel revelou que está atualmente estabelecido no sul da Síria, com o objetivo de proteger as comunidades drusas, em resposta a uma onda de violência sectária que tem afetado a área.

Num comunicado divulgado pela agência France-Presse (AFP), as forças israelitas afirmaram que estão "prontas para prevenir a entrada de forças hostis nas aldeias drusas". Contudo, não foram fornecidos detalhes sobre o efetivo militar naquele território.

As tropas israelitas mantêm um intenso monitoramento da situação, garantindo a sua preparação para defender a minoria religiosa e para enfrentar diversos cenários, conforme indicado pelos militares ao jornal The Times of Israel.

A região sul da Síria, assim como os arredores da capital Damasco, tem assistido a violentos confrontos entre grupos armados da comunidade drusa e as forças do governo sírio, levando à intervenção de Israel.

Hoje, pelo menos uma pessoa perdeu a vida e outras quatro sofreram ferimentos devido a bombardeamentos israelitas nas proximidades de Damasco, conforme reportado pelas autoridades e pela agência espanhola EFE.

Esses ataques ocorreram concomitantemente a bombardeamentos próximos do palácio presidencial de Damasco, onde as novas autoridades sírias denunciaram uma "escalada grave contra a soberania do Estado".

Além disso, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) atualizou o número de mortes decorrentes dos recentes confrontos para 101, referente aos últimos dois dias de combates no sul da Síria.

Tags:
#ProteçãoDrusa #ConflitoSírio #IntervençãoIsraelita