Incêndio em Ponte da Barca continua ativo com possibilidade de novas reativações
O incêndio em Ponte da Barca, que já dura uma semana, permanece ativo devido a pontos quentes. As operações de combate visam conter a situação ainda hoje.

O incêndio que lavra em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, continua a ser considerado ativo, uma vez que existem pontos quentes que podem levar a nova atividade do fogo. O comandante Elísio Oliveira expressou a esperança de que a situação possa ser controlada ainda hoje.
Em declaração feita aos jornalistas por volta das 13h20, Oliveira sublinhou que "os meios estão devidamente posicionados no terreno", tanto por via terrestre como aérea. "A proteção das populações está assegurada", garantiu, embora tenha mencionado que existem áreas de difícil acesso onde apenas as operações aéreas podem ser realizadas.
"Contamos com a colaboração de helicópteros e aviões. Mantemos equipas de intervenção compostas por elementos da GNR, bombeiros e sapadores florestais. Desejo poder dar boas notícias, mas não vou iludir. Estamos a esforçar-nos ao máximo para que a população possa, o mais breve possível, usufruir de paz e segurança", completou.
Este incêndio, que começou há uma semana, já devastou mais de seis mil hectares no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), à hora da entrevista, estavam mobilizados 582 operacionais, acompanhados por 195 viaturas e três meios aéreos.
Adicionalmente, Portugal continental estará sob alerta a partir de domingo e até quinta-feira, devido ao elevado risco de incêndios, conforme anunciado pela ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral. Este alerta será ativo desde as 00h00 de domingo até às 23h59 de quinta-feira.