País

Incêndio devasta zona industrial em Chaves e consumiu grande quantidade de lenha

Um incêndio na zona industrial da Cocanha, em Chaves, queimou dezenas de toneladas de lenha e ameaçou várias empresas, exigindo esforços conjuntos dos bombeiros e proprietários.

20/08/2025 23:07
Incêndio devasta zona industrial em Chaves e consumiu grande quantidade de lenha

Um incêndio de grandes dimensões afetou a zona industrial da Cocanha, localizada em Chaves, consumindo uma enorme quantidade de lenha para venda. Segundo relatos de testemunhas à agência Lusa, a empresa de comercialização de lenha tinha cerca de 200 toneladas em armazenagem, das quais uma boa parte foi destruída pelas chamas.

Para combater o fogo, que se propagava rapidamente, foram deslocados numerosos operacionais, contando com o suporte de meios aéreos. As equipas de combate às chamas concentraram-se também na proteção de uma sucata nas proximidades, repleta de materiais inflamáveis, e de um centro de abate que estava em risco.

O incêndio, que começou na terça-feira e se originou na Galiza, Espanha, propalou-se para a zona industrial na Freguesia de Santa Cruz, Trindade e Sanjurge, à entrada da cidade de Chaves. Funcionários e proprietários de várias empresas, munidos de mangueiras, tentaram conter o fogo que já havia atingido edifícios como uma gráfica e uma loja de produtos agrícolas, com o auxílio dos bombeiros.

Às 19h10, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil relatou a presença de 522 operacionais, 159 veículos e quatro aeronaves no local.

Apesar de alguns esforços para controlar a situação, o incêndio começou a reativar-se durante a tarde nas imediações do parque empresarial de Outeiro Seco, muito próximo de instalações industriais. O vento forte tem-se revelado uma das maiores barreiras no combate às chamas.

Na segunda-feira, o fogo havia já cruzado a fronteira na zona de Vilar de Perdizes, no concelho de Montalegre.

#IncêndioChaves #ProteçãoCivil #EmergênciaPortuguesa