País

Governo aposta na rápida normalização da eletricidade

há 10 horas

Segundo o Primeiro-Ministro, a energia elétrica deverá ser reposta nas próximas horas, com planos de restabelecimento ativos e apoio das centrais estratégicas.

Governo aposta na rápida normalização da eletricidade

Em declarações efetuadas hoje, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro afirmou que se espera a normalização do fornecimento elétrico em breve, confiando no reinício dos sistemas operacionais a partir da central de Castelo de Bode e da Tapada do Outeiro.

Durante uma reunião do Conselho de Ministros na sua residência oficial, Montenegro anunciou que se deslocou até ao centro de operações da REN – Redes Energéticas Nacionais – para obter informações detalhadas sobre o incidido corte de energia, que teve início às 11:30 (horário de Lisboa).

O líder do governo, integrante da coligação PSD/CDS-PP, referiu que o apagão, embora imprevisto e inesperado, não teve origem em solo nacional. Apelou, ainda, à calma e ao espírito de solidariedade dos cidadãos, aconselhando a evitar consumos desnecessários até que a situação seja restabelecida.

A REN confirmou que o corte afetou a Península Ibérica e parte do território francês, estando em curso a implementação de um plano progressivo para a retomada do fornecimento de energia.

Tags:
#EnergiaRestaurada #PortugalUnido #Solidariedade