Um "mini-tornado" que se formou em Porto Peles, Beja, causou danos em propriedades, deixando a população inquieta, mas sem desalojados. As autoridades estão a lidar com a situação.
Na manhã desta terça-feira, por volta das 8h15, um fenómeno atmosférico identificado como um possível "mini-tornado" passou por Porto Peles, na cidade de Beja. Paulo Arsénio, o presidente da Câmara Municipal, comentou a situação e destacou que, embora tenham ocorrido danos, estes não foram significativos.
Os estragos afetaram principalmente telhados, vidros e marquises de algumas residências, assim como uma viatura. A boa notícia é que não há registo de desalojados, conforme assinalou o autarca.
“Os danos ocorreram em anexos e estruturas que não fazem parte das habitações principais, o que minimiza o impacto na população”, explicou Arsénio em declarações à SIC Notícias. O trabalho das equipas de emergência, que incluíam a Proteção Civil e a Guarda Nacional Republicana, agora centra-se na limpeza da área afetada.
Ainda segundo o autarca, uma estrada que estava obstruída já foi desobstruída. Apesar da ausência de feridos, a população, majoritariamente idosa, ficou alarmada, já que não tinham vivenciado um evento tão intenso antes. “Foi uma experiência aterradora para eles, marcada por relâmpagos e trovões”, acrescentou.