O reitor do Santuário de Fátima projeta que, entre janeiro e abril, o número de peregrinos possa aproximar-se de um milhão, refletindo um crescimento em relação ao ano anterior.
O reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, anunciou que, entre 1 de janeiro e 30 de abril de 2024, poderão ter estado presentes cerca de um milhão de peregrinos durante as celebrações no templo. Até à data, foram contabilizados 869.605 participantes nas 2.935 celebrações realizadas, um número ainda provisório, mas que sugere um panorama positivo até ao final do mês de abril.
Na conferência de imprensa, que teve lugar em antecipação à peregrinação internacional do aniversario, marcada para os dias 12 e 13 de maio, o reitor revelou que foram registados 405 grupos organizados de peregrinos portugueses, o que representa um aumento de 9% em comparação ao mesmo período do ano passado. Além disso, 1.082 grupos estrangeiros também estiveram presentes, refletindo um crescimento de 3% em relação a 2023. Os peregrinos provenientes de Espanha destacam-se como o grupo estrangeiro mais numeroso, seguidos por polacos e, ainda, por participantes dos Estados Unidos, Indonésia e Itália.
Quanto às peregrinações agendadas para o restante do ano, Espanha continua a liderar, acompanhada por grupos da Polónia, Itália, Vietname e Ucrânia.
O reitor acrescentou que, durante a noite, o santuário fará a inauguração e benção de uma nova cruz na Capelinha das Aparições. Carlos Cabecinhas justificou que esta nova representação da cruz com Cristo crucificado tornará o espaço mais visível e expressivo, adequado à relevância do local. “Este é o momento ideal para tal, celebrando também o atual Ano Jubilar com um símbolo significativo”, disse.
O escultor Rogério Timóteo foi o artista encarregado desta obra, que pretende respeitar a importância da imagem de Nossa Senhora, mantendo a essência do recinto sagrado.