EUA ponderam expandir modelo de partilha de receitas com gigantes da tecnologia
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, sugeriu que a abordagem de partilhar 15% das receitas de vendas de chips com a Nvidia pode ser replicada em outros setores no futuro.

Em uma recente entrevista à Bloomberg, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, revelou que o modelo de partilha de 15% das receitas das vendas de 'chips' à China, acordado com a Nvidia, pode ser utilizado em outras ocasiões no futuro. Bessent classificou o plano como uma "solução única", concebida sob a presidência de Donald Trump, mas com potencial para ser ampliada a outras indústrias.
Além da Nvidia, a empresa de semicondutores AMD também demonstrou disposição para pagar 15% das suas vendas de 'chips' avançados de Inteligência Artificial (IA) à China. A Nvidia planeia partilhar uma percentagem das receitas obtidas com o seu 'chip' H20, enquanto a AMD pretende aplicar o mesmo modelo nas suas vendas do MI308, conforme informações divulgadas pela agência Bloomberg.
Bessent enfatizou que, embora este seja um modelo único neste momento, a sua viabilidade será avaliada com o tempo e poderá vir a ser implementado em outros setores. Ele também mencionou que os fundos gerados a partir deste acordo poderão ser usados para ajudar a amortizar a dívida do governo.