Estrondosa controvérsia envolvem a Fundação Diogo Jota
Após a trágica morte do jogador, uma página de donativos surge sem autorização, levantando sérias questões de fraude, segundo o 'The Telegraph'.

Passados cerca de um mês e meio após o falecimento trágico de Diogo Jota, uma nova polémica começa a ofuscar as homenagens ao jogador português. A criação de uma página online intitulada 'Fundação Diogo Jota' está a gerar suspeitas de burla e fraude, conforme reportado pelo jornal inglês 'The Telegraph'.
O site foi lançado apenas três dias após o trágico acidente de viação que vitimou o avançado ex-Liverpool, ocorrido em Espanha, onde viajava com o irmão André Silva, ex-Penafiel, no dia 3 de julho. De acordo com a mesma publicação, a fundação foi constituída sem conhecimento do Liverpool ou da família de Diogo Jota.
No site, pode-se ler que "a Fundação Diogo Jota foi criada para celebrar a incrível trajetória de Diogo, desde uma pequena academia em Gondomar até se tornar um dos mais respeitados jogadores de futebol da Europa, desejando retribuir o espírito que o levou até onde chegou". Nascido a 4 de dezembro de 1996 em Gondomar, Diogo cresceu equilibrando escola e futebol, até chegar ao futebol profissional e internacional.
A iniciativa já angariou mais de 47 mil libras, aproximadamente 54 mil euros, através de doações anónimas, e os utilizadores são guiados a uma plataforma externa para efetuar as doações em criptomoedas. Segundo informações disponíveis, os objetivos da fundação incluem a criação de programas de futebol e a oferta de bolsas de estudo.
Até ao momento, afirmam que já distribuíram 25 mil refeições e apoiaram 300 crianças nas escolas, além de ter estabelecido 50 parcerias locais, mas a veracidade destas afirmações isenta-se de confirmação. Além do logotipo do Liverpool, também aparecem neste site os emblemas de organizações como UNICEF, Allianz, mas o 'The Telegraph' apurou que não há nenhuma ligação oficial com essas instituições. A ‘Charity Commission’ britânica confirmou ainda não ter recebido qualquer pedido de registo da fundação.
Em resposta a esta situação, em julho, a Fundação LFC do Liverpool expressou a intenção de “desenvolver um programa de futebol de formação” em homenagem a Diogo Jota, alertando, no entanto, que qualquer contribuição dos adeptos seria apenas reconhecida através de canais oficiais: “Os adeptos podem homenagear Diogo inscrevendo 'Diogo J. 20' nas camisolas adquiridas nas lojas oficiais do clube, com todos os lucros a reverterem para a Fundação LFC.”