O ex-canoísta Emanuel Silva foi eleito presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, prometendo retribuir ao desporto e lutar pelas melhores condições para os atletas.
O ex-canoísta Emanuel Silva, com 39 anos, foi escolhido para presidir à Comissão de Atletas Olímpicos (CAO). O seu objetivo é retribuir tudo o que o desporto lhe proporcionou ao longo da sua carreira, assumindo uma posição ativa na defesa dos direitos e condições dos atletas.
No início da semana, Emanuel Silva sucedeu a João Silva, que mantém um papel na direção da CAO, após a saída de Diana Gomes, ex-presidente, que agora ocupa a função de secretária-geral do Comité Olímpico de Portugal.
Ao aceitar este desafio, Silva comentou: "O legado que temos pela frente é elevado, mas estou confiante que, com a nossa equipa, conseguiremos dar continuidade ao trabalho deixado pela presidente anterior. Temos a motivação necessária para lutar por melhores condições para todos os atletas". Embora ainda não tenha formalmente tomado posse e a nova direção ainda não se tenha reunido, ele reafirmou o seu compromisso em ser "uma voz verdadeira, próxima dos atletas".
Silva, que se aposentou do desporto de alto rendimento em abril de 2024, sente que é hora de devolver ao desporto tudo o que este lhe deu. Em conjunto com um grupo de atletas medalhados, como Fernando Pimenta, que também faz parte da nova direção, Silva acredita que a associação pode fazer uma diferença significativa.
A nova direção inclui ainda profissionais da área da saúde e outros atletas reconhecidos, o que permitirá uma abordagem mais abrangente às questões que envolvem os desportistas. Silva destaca a importância do trabalho em equipe, garantindo que ele será apenas o porta-voz de um grupo unido.
Com um clima de mudança e maior sensibilidade por parte das autoridades desportivas e governamentais em relação às necessidades dos atletas, Emanuel Silva vê um futuro promissor. Ele reforçou que "para garantir o sucesso desportivo, todos temos que trabalhar em conjunto, como uma verdadeira equipa, que rema na mesma direção".
Apesar das eleições legislativas que se avizinham, e cujo impacto no desporto é incerto, Silva acredita que a consciência sobre a importância do desporto na sociedade está a crescer e que o próximo governo continuará a apoiar os atletas olímpicos e o desporto em geral.
A CAO, sob a liderança de Emanuel Silva, verá Francisco Belo como vice-presidente e Miguel Nascimento como secretário-geral. A direção também contará com outros desportistas de destaque, representando a diversidade e a alta competitividade que caracterizam o desporto em Portugal.
Durante a recente eleição, que decorreu na sede do Comité Olímpico em Lisboa, 94 atletas expressaram o seu voto, registando um resultado sem votos em branco ou nulos.