País

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, anuncia renúncia em junho após condenação

há 5 horas

O autarca Eduardo Vítor Rodrigues, condenado por peculato, decidiu renunciar ao cargo em junho, após uma série de decisões judiciais que confirmaram a perda de mandato.

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, anuncia renúncia em junho após condenação

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, comunicou hoje em conferência de imprensa a sua intenção de renunciar ao cargo em junho. Esta decisão surge após a sua condenação pelo crime de peculato, relacionada com o uso indevido de um veículo do município.

"Sinto que a minha missão está cumprida, e a minha consciência está tranquila", afirmou o autarca, que irá apresentar a sua resignação juntamente com o Relatório das Contas Consolidadas. "Com isso, concluirei o meu trabalho e o da minha equipa, deixando um documento que contrasta com o estado em que encontrei a câmara", acrescentou.

Na segunda-feira, o Tribunal Constitucional confirmou a perda de mandato de Rodrigues, uma decisão que já tinha sido mantida pelo Tribunal da Relação do Porto após um recurso do autarca. Apesar da condenação, a defesa de Rodrigues irá apresentar uma reclamação ao Tribunal Constitucional.

O autarca expressou a sua determinação em continuar a lutar pela verdade e pela justiça, afirmando: "Não abandono a política e continuarei a participar na vida cívica". Além disso, criticou a decisão do tribunal, considerando-a injusta e errónea, e que ainda não se trata de um veredito definitivo.

Eduardo Vítor Rodrigues foi eleito pela primeira vez em 2013 e estava prestes a completar o seu terceiro mandato. Com a condenação, torna-se impossível a sua recandidatura.

Tags:
#SaídaForçada #JustiçaEmQuestão #GestãoMunicipal