Desporto

Dínamo Kiev conquista 17.º título nacional após três temporadas de espera

há 3 horas

O Dínamo Kiev volta a erguer o troféu da liga ucraniana, marcando uma era sob o comando de Oleksandr Shovkovsky.

Dínamo Kiev conquista 17.º título nacional após três temporadas de espera

O Dínamo Kiev celebrou hoje a conquista do seu 17.º título nacional, o primeiro desde a temporada 2020/21, ao empatar a 1-1 na visita ao Chornomorets, na 29.ª jornada do campeonato. Com este resultado, a equipa da capital ucraniana cementou a sua posição em primeiro lugar, deixando o Oleksandriya em segundo.

Este jogo em Odessa ficou marcado por um golo crucial de Andriy Yarmolenko, que, com um penálti convertido aos 54 minutos, não só colocou o Dínamo em vantagem como também se tornou o maior goleador de sempre do clube na liga, com 114 golos, superando os 113 de Serhiy Rebrov.

Embora Khoblenko tenha empatado para o Chornomorets aos 68 minutos, o empate foi suficiente para garantir o título ao Dínamo, mesmo com a vitória do Oleksandriya, onde Miguel Campos foi titular, que derrotou o Veres Rivne por 3-1. As duas equipas continuam a ser separadas por três pontos, mas o Dínamo mantém vantagem nos confrontos diretos.

Apesar de ter registado nove empates ao longo da competição, o Dínamo Kiev, que garantiu a sua presença na próxima Liga dos Campeões, pode ainda terminar o campeonato sem derrotas, o que seria uma conquista invicta a juntar aos 13 troféus já levantados na era soviética.

O clube, agora recordista com 30 títulos nacionais, prepara-se para adicionar uma terceira estrela ao seu emblema. Esta conquista também marca o primeiro troféu de Oleksandr Shovkovsky como treinador. O lendário guarda-redes, que fez 637 jogos pelo clube e venceu 14 campeonatos como jogador, torna-se assim o sétimo a alcançar este feito nas duas funções pelo Dínamo Kiev.

Tags:
#DínamoKievCampeão #FutebolUcraniano #HistóriaDoFutebol