Despedida de Jorge Costa: Cerimónias e Reacções no Mundo do Futebol
O director de futebol do FC Porto faleceu aos 53 anos devido a uma paragem cardiorrespiratória. As cerimónias de despedida começam hoje às 15h00 no Estádio do Dragão.

O mundo do futebol mergulhou numa profunda tristeza com o falecimento de Jorge Costa, aos 53 anos. O director de futebol do FC Porto desmaiou na terça-feira, após uma entrevista em directo à Sport TV, nas instalações do clube no Olival. Foi assistido de imediato com um desfibrilhador e transportado para o Hospital de São João, onde não resistiu a uma paragem cardiorrespiratória.
As homenagens públicas ao antigo internacional português terão início às 15h00 (hora de Portugal Continental) de hoje no Estádio do Dragão, com as portas abertas para sócios, adeptos e o público em geral até às 22h00.
O funeral está marcado para amanhã, às 10h30, na Igreja Paroquial de Cristo Rei. Já no dia 12 de agosto, às 19h00, será celebrada a missa de sétimo dia em honra de Jorge Costa, conhecido pelo apelido de 'Bicho', que reflecte a sua forma destemida de encarar os desafios em campo.
A morte inesperada de Jorge Costa gerou grandes manifestações de luto e solidariedade dentro da comunidade futebolística. André Villas-Boas, que foi instrumental no seu regresso ao FC Porto, elogiou o carácter e a luta incansável de Jorge, sublinhando que as suas vitórias sempre estavam ligadas ao clube. "A saudade será eterna e lutaremos por ti como tu lutaste por nós", expressou Villas-Boas.
Rivalidades foram momentaneamente deixadas de lado. Rui Costa, presidente do Benfica, enviou as suas condolências à família e ao FC Porto, descrevendo Jorge como um grande homem e amigo, com quem partilhou memórias desde a adolescência. O Sporting Clube de Portugal também manifestou o seu pesar, reconhecendo a importância de Jorge Costa no futebol português.
Entre os muitos que partilharam memórias afectuosas está Vítor Baía, que o descreveu como um dos maiores guerreiros do futebol. Outros colegas, como Martín Anselmi e Cristiano Ronaldo, prestaram também as suas homenagens, este último despedindo-se com um "Até sempre".
A morte de Jorge Costa também teve repercussões políticas, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, lamentando a perda de um grande atleta e figura marcante do desporto nacional.
A Federação Portuguesa de Futebol decretou um minuto de silêncio em todos os jogos das competições entre os dias 8 e 11 de agosto, em homenagem ao internacional que deixou uma marca indelével no futebol português, tendo sido campeão mundial sub-20 e somado 118 internacionalizações.