"De Ídolo do Futebol a Palestrante: A Transformação de Fábio Paim"
Fábio Paim partilha a sua emotiva jornada desde o sucesso no futebol até aos momentos mais difíceis da sua vida, incluindo a sua prisão e a necessidade de mudança.

Fábio Paim, ex-jogador de futebol, fez uma reflexão emocional sobre a sua vida durante a gala do 'Big Brother Verão', transmitida no passado domingo, 3 de agosto. Com 37 anos, o ex-atleta recordou a sua infância, marcada por momentos felizes, e as dificuldades que enfrentou ao longo da sua carreira.
O jogador iniciou o seu percurso no Bairro de Alcoitão, onde se destacou rapidamente. Aos sete anos ingressou no Sporting, e aos dez recebeu o primeiro contrato, ganhar 10 a 11 mil euros, um salário que era inimaginável para muitos. "Aos 15 anos, assinei um contrato profissional que alterou a vida da minha família", relembrou. Contudo, essa mudança trouxe também o surgimento de pessoas à sua volta, que o pressionavam com pedidos, o que o levou a perder o controlo da situação.
Paim revelou que o clima de sucesso o fez inflacionar o seu ego. "Acho que o Sporting me deixou com uma pistola à cabeça. A pressão e a fama marcaram o começo da minha queda", disse, evidenciando a imaturidade que tinha na altura. Quando foi emprestado ao Olivais e Moscavide aos 18 anos, começou a explorar o mundo da noite e a desviar-se do foco no futebol.
A sua trajetória levou-o a uma oportunidade inigualável no Chelsea, que Paim rejeitou em favor de uma vida de festas. "Acabei por abandonar o futebol, deixei de receber, e o dinheiro foi gasto em vícios", lamentou sobre a sua queda.
“Para sustentar o meu estilo de vida, comecei a vender droga e fui apanhado pela polícia aos 32 anos, levando a uma pena de um ano de prisão", relembrou com pesar. A detenção foi um momento de viragem na sua vida. "O mais doloroso foi ver os meus filhos e a minha ex-sogra em situações constrangedoras por minha causa", confessou.
Após sair da prisão, Paim decidiu usar a sua história de vida como uma forma de ajudar os outros, realizando palestras motivacionais para jovens onde partilha a sua experiência e os ensinamentos que retirou do seu percurso. "É uma forma de inspirar e alertar outros a não seguir o mesmo caminho que eu", concluiu.