Mundo

Cardeal francês Aveline alvo de roubo em Roma antes do conclave

há 1 semana

O cardeal Jean-Marc Aveline, candidato ao papado, foi assaltado em Roma. A bolsa com seus pertences foi encontrada, mas o conteúdo continua em mistério.

Cardeal francês Aveline alvo de roubo em Roma antes do conclave

O cardeal francês Jean-Marc Aveline, um dos postulantes à sucessão de Papa Francisco, informou ter sido vítima de um roubo em Roma durante a sua chegada para o funeral do Papa, que ocorreu a 26 de abril. De acordo com a imprensa italiana, o furto aconteceu logo após o seu desembarque na capital italiana.

O incidente foi comunicado por Francesco Pesce, pároco da igreja da Madonna dei Monti, onde Aveline presidiu uma missa no domingo. Três dias após o assalto, a bolsa foi descoberta nas proximidades da igreja, mas ainda não se sabe o que aconteceu com os itens que estavam no seu interior.

Nascido em 1958 em Sidi Bel Abbès, na Argélia, Aveline é cardeal desde 2022 e arcebispo de Marselha.

Os 133 cardeais eleitores, que se preparam para eleger o novo Papa, já se encontram em Roma, conforme anunciou o Vaticano. O conclave, que terá início na quarta-feira, contará com reunião na Capela Sistina às 16:30 horas locais (14:30 em Lisboa), onde as votações serão iniciadas em segredo.

O objetivo é que um dos cardeais consiga a maioria de dois terços para se tornar o novo líder dos mais de 1,4 mil milhões de católicos. Hoje, às 15:00 horas em Roma (13:00 em Lisboa), ocorrerá o juramento de segredo por parte dos oficiais e funcionários do conclave na Cappella Paolina, onde todos os participantes, eclesiásticos e leigos, assinarão o compromisso sob o Evangelho, conforme estabelece a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis.

Esta eleição do novo Papa é esperada com grande expectativa em todo o mundo, sendo a que reúne o maior número de cardeais eleitores, todos com menos de 80 anos.

A equipe técnica está a instalar cortinas vermelhas na varanda da Basílica de São Pedro, local da primeira aparição pública do Papa eleito. Os cardeais, por sua vez, participaram de uma “congregação geral” para discutir o perfil do sucessor de Pedro e as prioridades do próximo pontificado.

O falecimento do Papa Francisco ocorreu a 21 de abril, aos 88 anos, resultando num pontificado de 12 anos, marcados por grande popularidade e também por desafios internos.

Tags:
#ConclaveHistórico #CardealAveline #Papado2023