A FIFA revelou que o Brasil acolherá o Mundial Feminino de 2027 em oito cidades, incluindo o icónico Maracanã, numa decisão celebrada por todos os envolvidos.
A FIFA anunciou esta quarta-feira que o Brasil será o país anfitrião do Campeonato do Mundo feminino de futebol em 2027, com a competição a decorrer em oito estádios de renome, entre os quais se destaca o Maracanã.
As cidades selecionadas são: Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Itaquera). Esta escolha foi feita a partir de um total de 12 candidaturas apresentadas.
Gianni Infantino, presidente da FIFA, expressou a sua satisfação ao comunicar as cidades escolhidas: "É com grande alegria que anuncio as oito cidades que receberão o Campeonato do Mundo de 2027. Parabéns a todos os que desempenharam um papel neste processo e um agradecimento especial a Belém, Cuiabá, Manaus e Natal pela sua contribuição, uma vez que a seleção foi bastante competitiva."
O torneio de 2027 será o segundo a incluir 32 seleções, seguindo o exemplo do Mundial masculino, que ocorreu entre 1998 e 2022.
É importante notar que o próximo Mundial masculino, agendado para o ano seguinte, contará com 48 seleções distribuídas por 16 estádios nos Estados Unidos, Canadá e México.
No panorama do futebol feminino, os Estados Unidos estão no topo com quatro títulos em nove edições, seguidos pela Alemanha com dois. A seleção de Portugal fez a sua estreia no Mundial de 2023, realizado na Austrália e na Nova Zelândia, terminando em terceiro lugar no seu grupo após uma derrota com os Países Baixos (1-0), uma vitória sobre o Vietname (2-0) e um empate com os Estados Unidos (0-0).