País

Bispo de Leiria-Fátima aguarda visita do Papa Leão XIV ao Santuário

há 4 horas

O bispo José Ornelas expressou a expectativa pela presença do Papa Leão XIV em Fátima, revelando que o pontífice foi abordado para liderar as peregrinações de maio e outubro.

Bispo de Leiria-Fátima aguarda visita do Papa Leão XIV ao Santuário

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, José Ornelas, anunciou hoje que espera a visita do Papa Leão XIV ao Santuário de Fátima, ressaltando que este foi convidado para presidir às peregrinações de maio e outubro.

"Ele manifestou, em ambas as ocasiões, um grande entusiasmo em estar connosco. Esperamos que seja possível a sua vinda, e certamente ficaremos felizes ao vê-lo aqui", afirmou Ornelas durante uma conferência de imprensa relativa à peregrinação internacional que ocorrerá nos dias 12 e 13 de maio, liderada pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler.

O bispo, que também preside à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), esclareceu que "o Papa Leão XIV foi inicialmente a nossa escolha para presidir esta celebração e ele aceitou com entusiasmo, mas necessitava de verificar a sua agenda".

Mais tarde, o bispo informou que um "compromisso inadiável" impediu a presença do papa, mas mencionou que o convite foi transferido para a peregrinação marcada para 12 e 13 de outubro.

"Ele manifestou interesse e confirmou sua presença para outubro. Contudo, após verificar a sua agenda, teve que declinar a nossa proposta", acrescentou Ornelas.

O presidente da CEP notou que "este Papa já recebeu um convite, feito espontaneamente pelo D. António Marto".

“Concordo e agradeço que tenha considerado isso na sua agenda, pelo menos a nível do pensamento, e teremos a oportunidade de confirmar isso em breves tempos", disse José Ornelas, referindo-se à natureza "acessível" de Leão XIV.

D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, participou no conclave que elegeu o cardeal Robert Francis Prevost como Papa e, durante uma recente conferência de imprensa em Roma, transmitiu a Leão XIV votos de felicidades e a esperança de uma futura visita ao santuário.

Relativamente ao novo Papa, Marto expressou a sua alegria pela eleição e pelos sinais que ele tem demonstrado em resposta aos desafios atuais da Igreja.

Sobre o Papa Francisco, que faleceu a 21 de abril, aos 88 anos, Ornelas recordou que as suas visitas a Fátima tiveram grande impacto e deixarão uma marca na história da Igreja.

A peregrinação dos dias 12 e 13 de maio, que assinala 108 anos dos eventos da Cova da Iria, receberá milhares de fiéis, iniciando-se às 21:30 com a recitação do terço, seguida da procissão de velas e da Celebração da Palavra, na área do santuário. No dia seguinte, após a recitação do terço às 09:00, seguirá a missa, que incluirá a bênção dos doentes e a procissão do adeus.

Tags:
#PeregrinaçãoFátima #PapaLeãoXIV #IgrejaCatólica