Mundo

"Avanços na ajuda a Gaza são insuficientes, alerta governo alemão"

O executivo de Friedrich Merz sublinha que, apesar dos progressos na ajuda humanitária à Faixa de Gaza, os esforços continuam a ser limitados e critica a retenção de apoio por parte do Hamas.

há 3 horas
"Avanços na ajuda a Gaza são insuficientes, alerta governo alemão"

O Governo alemão reconheceu, hoje, que foram alcançados alguns avanços na ajuda humanitária destinada à população da Faixa de Gaza, mas frisou que estes são claramente insuficientes para atenuar a grave situação de emergência. Este comunicado surgiu na sequência de uma atualização recebida do chefe dos negócios estrangeiros, Johann Wadephul, que acaba de concluir uma visita a Israel e aos territórios palestinianos.

O executivo manifestou a sua preocupação em relação a relatos que indicam que o Hamas e outras organizações criminosas estão a reter parcelas significativas de ajuda humanitária. O governo alemão também relembrou que Israel possui a responsabilidade de garantir um fornecimento integral de ajuda, com a colaboração da ONU e de outras entidades humanitárias.

Em relação à situação, a Alemanha enviou na passada sexta-feira 14 toneladas de assistência humanitária por via aérea. Segundo Friedrich Merz, esta ajuda, organizada com o auxílio do exército alemão e em cooperação com a Jordânia, representa uma "pequena contribuição" para aliviar o sofrimento da população de Gaza. Para além disso, o seu governo está empenhado em facilitar a entrega de ajuda por terra.

#AjudaHumanitária #GazaEmEmergência #SolidariedadeGlobal