País

Mito desfeito: Vídeo de javalis na Arrábida é, na verdade, de porcos na Grécia

O viral que afirmava mostrar javalis a nadar nas praias da Arrábida em Setúbal é falso. As imagens foram capturadas na ilha de Atokos, na Grécia, onde porcos prestam-se a ser uma atração turística.

19/07/2025 10:55
Mito desfeito: Vídeo de javalis na Arrábida é, na verdade, de porcos na Grécia

No passado fim de semana, diversos utilizadores nas redes sociais partilharam um vídeo que alegadamente mostrava javalis a nadar com banhistas nas praias da Arrábida, em Setúbal. Algumas postagens humorísticas até sugeriram que se tratavam de "golfinhos estranhos".

Uma dessas publicações, que rapidamente ganhou popularidade, indicou erradamente que o local era a Praia dos Porcos, nas Bahamas. No entanto, uma investigação mais aprofundada revelou que as imagens foram, de facto, filmadas na ilha desabitada de Atokos, no Mar Jónico, na Grécia.

Após uma pesquisa minuciosa, foi possível identificar um anúncio de um cruzeiro gerido pela empresa grega Seven Islands Cruises. O vídeo mostra uma praia onde uma família de porcos pretos interage com turistas, já habituada à sua presença. Esta atração turística tem sido promovida em várias plataformas, e já se tornou popular entre os visitantes.

Contrariamente ao que têm relatado algumas fontes, a Arrábida não é o cenário destas filmagens. Nos últimos anos, por vezes, surgiram javalis em algumas praias portuguesas, mas isso não se relaciona com o conteúdo viralizado.

A Lusa Verifica chegou à conclusão de que as alegações sobre javalis a nadar junto a banhistas na Arrábida são totalmente infundadas e que o vídeo é uma representação da alegre convivência entre humanos e porcos na Grécia.

#MitoDesfeito #PorcosNaGrécia #ViralFalso