País

Encerramento de Urgências de Ginecologia e Pediatria em Portugal

Esta sexta-feira, sete serviços de urgência encerram em Portugal, sendo a maioria dedicada a Ginecologia e Obstetrícia, conforme revelam as escalas do SNS.

há 4 horas
Encerramento de Urgências de Ginecologia e Pediatria em Portugal

Esta sexta-feira, Portugal enfrenta o encerramento de sete serviços de urgência, das quais seis são da área de Ginecologia e Obstetrícia e um da Pediatria. As informações foram divulgadas através das escalas disponibilizadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Conforme dados obtidos pela agência Lusa, às 20h00 de sábado, o Hospital de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, terá encerradas as urgências pediátrica e de Ginecologia e Obstetrícia.

No distrito de Setúbal, os hospitais que suspenderão o atendimento nas urgências de Ginecologia e Obstetrícia incluem o Garcia de Horta, em Almada, e o São Bernardo, em Setúbal.

Os encerramentos estendem-se também ao Hospital Distrital de Santarém, ao Hospital Infante Dom Pedro, em Aveiro, e ao Hospital de Santo André, em Leiria.

As autoridades de saúde recomendam que a população entre em contato com a Linha SNS24 (808 24 24 24) antes de se dirigir a uma urgência, para receber as informações necessárias.

Na última sexta-feira, António Leitão Amaro, ministro da Presidência, destacou que o plano de emergência para a saúde, implementado há um ano, está a mostrar resultados, com a redução no número de encerramentos em comparação a 2024, mencionando que houve, até agora, um mês de julho sem encerramentos nas urgências de Obstetrícia na Península de Setúbal.

No entanto, é importante notar que, no dia 09 de julho, o Hospital do Barreiro, também no distrito de Setúbal, suspendeu temporariamente o Serviço de Urgência de Obstetrícia e o Bloco de Partos durante um período de 10 dias. Este fim de semana, as urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, estarão igualmente fechadas.

O governo expressa a expectativa de que as urgências deste hospital estejam em funcionamento contínuo, 24 horas por dia, a partir do mês de setembro.

#SaúdeEmCrisis #UrgênciasFechadas #SolidariedadeSaudável