Economia

Cuidado com novos 'emails' fraudulentos que imitam a Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira alerta para a circulação de mensagens enganosas que simulam o fisco e tentam enganar os contribuintes.

17/07/2025 13:01
Cuidado com novos 'emails' fraudulentos que imitam a Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu um alerta a todos os contribuintes sobre a existência de novos 'emails' fraudulentos que se apresentam como comunicações do fisco. Essas mensagens, que contêm links para páginas falsas que imitam o Portal das Finanças, devem ser ignoradas, segundo a AT.

Num comunicado divulgado no seu 'site', a administração fiscal informa que se têm registado ocorrências de mensagens que solicitem aos utilizadores que cliquem em 'links' supostamente provenientes da AT. Estas comunicações são enganosas e visam induzir os cidadãos a aceder a páginas maliciosas, sendo uma clara tentativa de 'phishing', onde se procura obter dados pessoais e financeiros.

Entre os 'emails' fraudulentos está um que simula o serviço de autenticação no Portal das Finanças por meio da Chave Móvel Digital, exigindo o telemóvel e um código pessoal associado.

Este aviso emergiu após a implementação, por parte da AT, de um novo método de autenticação com a ligação do número de telemóvel, que permite enviar códigos de verificação após a inserção do NIF e da palavra-passe.

Além das tentativas de phishing relacionadas à autenticação, outros tipos de mensagens enganosas também estão a ser distribuídas. Um exemplo inclui uma solicitação para regularização de um pagamento que supostamente é devido à AT, com valores que podem chegar a 291 euros.

Outra comunicação falsificada avisa o destinatário sobre a necessidade de atualizar dados da sua declaração de IRS, apesar de o prazo para submissão já ter terminado a 30 de junho.

As mensagens também podem mencionar processos judiciais, criando a falsa urgência para que os destinatários cliquem em links maliciosos para visualizar notificação anexada em forma de arquivo protegido por palavra-passe.

A AT também observa que há tentativas de fraude através de SMS, onde se alerta os cidadãos sobre "dívidas em atraso" e se incentivam a regularizar a situação por meio de links remetidos nas mensagens.

Para ajudar na prevenção, a AT sugere que todos os contribuintes leiam o "folheto informativo sobre Segurança da Informação" disponível no portal, onde são oferecidas diretrizes sobre como identificar e evitar tais fraudes. Os cidadãos devem sempre confirmar a autenticidade das mensagens recebidas, evitar clicar em links suspeitos e não partilhar as suas credenciais.

#CuidadoFraudes #SegurançaDigital #ProtejaSe