Crescimento alarmante da desinformação nas redes sociais nas eleições de 2025
Estudo revela um aumento de 160% na desinformação entre as eleições europeias de 2024 e as legislativas de 2025, com o Chega a ser o partido mais ativo na propagação de conteúdos falsos.

Um novo relatório intitulado 'Desinformação nas Legislativas 2025: atividade dos partidos nas redes sociais', elaborado pela Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) em parceria com a Universidade da Beira Interior, destacou um aumento alarmante de 160% na desinformação em relação às eleições europeias de 2024.
O estudo revelou que, entre 7 de abril e 19 de maio, foram analisadas 4.514 publicações nas redes sociais, com o Instagram (30,0%) e o Facebook (28,9%) a abrangem a maior parte do conteúdo, seguidos por X (22,8%), TikTok (9,8%) e YouTube (8,5%).
Das publicações analisadas, verificaram-se 16 casos de desinformação nas páginas dos partidos, resultando em nove processos de averiguação abertos junto da ERC. De forma preocupante, o Chega destacou-se como o principal responsável pela difusão de conteúdo desinformativo, respondendo por 81,3% dos casos, enquanto os outros partidos – PS, PSD e CDS – apresentaram apenas uma ocorrência cada, totalizando 18,7%.
O documento também indicou que os vídeos representaram 56,3% do conteúdo desinformativo, frequentemente manipulado através de montagens ou edições, enquanto imagens estáticas corresponderam a 43,8%, muitas vezes utilizadas para divulgar resultados enganosos de inquéritos.
As sondagens falsas ou aquelas provenientes de empresas não registadas na ERC foram as mais comuns, representando 31,1% dos casos, seguidas por textos de órgãos de comunicação não reconhecidos (25,0%).
O estudo classificou o nível desinformativo, sendo que 43,8% dos casos apresentaram um potencial baixo, associado a conteúdos facilmente verificáveis; 37,5% tiveram um potencial médio, e apenas 18,8% puderam ser considerados de alto potencial, muitas vezes basilares em conteúdos criados com Inteligência Artificial.
Aos 16 casos de desinformação foram atribuídas 197.471 interações, além de 20.633 comentários e 12.368 partilhas. Não se pode ignorar que aproximadamente seis milhões de utilizadores das redes sociais foram expostos a conteúdos desinformativos, com uma atenção especial voltada para o Chega.
Este estudo surge da colaboração entre a ERC e o LabCom da Universidade da Beira Interior, visando analisar a prevalência e os processos de desinformação durante o período eleitoral.