Mundo

Acordo entre Venezuela e EUA permite libertação de venezuelanos em El Salvador

A Venezuela anunciou um acordo com os EUA que resulta na libertação de 252 venezuelanos deportados e detidos em El Salvador, em troca de cidadãos norte-americanos em situação judicial.

há 14 horas
Acordo entre Venezuela e EUA permite libertação de venezuelanos em El Salvador

O Governo da Venezuela manifestou a sua satisfação ao comunicar que conseguiu a liberação de 252 cidadãos venezuelanos que se encontravam detidos numa instalação de segurança máxima, designada Centro de Confinamento do Terrorismo (CECOTEC), em El Salvador. Este entendimento foi alcançado com as autoridades dos Estados Unidos, que envolveram a troca de cidadãos norte-americanos que aguardavam justiça devido a crimes graves contra a paz e segurança da nação venezuelana.

O anúncio ressalta que a Venezuela fez concessões significativas para a libertação dos seus cidadãos. O comunicado não especifica quantos norte-americanos foram envolvidos na negociação, mas afirma que foram implementadas medidas alternativas à prisão para alguns dos venezuelanos detidos, em virtude de processos penais relacionados com delitos comuns e violações da ordem constitucional parecerados pela legislação do país.

Agradecimentos foram dedicados ao ex-presidente espanhol, José Luís Rodríguez Zapatero, pelos seus esforços em promover o diálogo e a reconciliação na Venezuela, dentro de um contexto de tensões políticas.

Vale recordar que, em março de 2025, as autoridades dos EUA iniciaram a deportação de venezuelanos para El Salvador, alegando ligações deste grupo ao crime organizado, especificamente ao Tren de Aragua.

#LiberdadeVenezuelana #DiplomaciaGlobal #PazEReconciliação